Fotografia analógica: Rolleiflex

Em meados de 2005 a cruzada da fotografia digital foi oficialmente iniciada, perseguindo de vez as lendárias câmeras e a 24×36 e a fotografia analógica. Neste mesmo ano, Nikon encerra as atividades de produção de sua linha analógica, as outras marcas fazem igual sem nada a declarar. Aos poucos, câmeras como EOS1DS MKII, Canon EOS5D, Nikon D2X e D200, FujiS5 oferecem  uma qualidade de imagem superior e acabam de vez com as 24×36 analógicas.

Muitos fotógrafos que passaram por essa transição não jogaram fora suas câmeras, ainda utilizam com afinco e alternativa “cult” para fotografar, já outros praticam de forma pedante o manuseio de uma analógica. Deixando os puristas de lado, não podemos deixar de ressaltar a magia de uma câmera 24×36,  entre tantos modelos incríveis e atemporais podemos destacar um: Rolleiflex.

A origem da Rolleiflex

 

Fabricados pela empresa alemã Frankie & Heideck em 1929, hoje Rollei Gmbh, a Rolleiflex é um aparelho para uso profissional no formato de imagem 6×6 utilizando um filme de 120mm. Logo após, a empresa começou a produzir câmeras reflex e SLR (Single Lens Reflex=lente reflexiva simples) para filmes de 35mm, ou seja, pequeno formato.

Após alguns ajustes, em 1938 a câmera incorpora a utilização das também famosas lentes Carl Zeiss de 80mm f2.8, no decorrer dos anos outros formatos de lentes também foram utilizadas como 55mm, 130mm e 35mm em 1970.

Apesar de ser um modelo de colecionador, muitos artistas ainda utilizam a Rolleiflex para uso profissional mesmo não oferecendo todo o dinamismo de uma câmera digital.

rolleiflex ds1

Rolleiflex ds1

 

Vantagens de uma câmera Rolleiflex

 

Obviamente não estou fazendo uma comparação entre uma analógica e digital, a meu ver isso é impossível pois são universos diferentes, delego essa utopia para alguns dinossauros que ainda lecionam fotografia em cursos e escolas de fotografia. Quem me conhece sabe da minha preferência pelas câmeras digitais, estou apenas ressaltando a vantagem de uma Rolleiflex entre tantos modelos analógicos ainda existentes.

Além de seu design elegante e sofisticado a Rolleiflex é rica em detalhes e facilmente comparada com outros aparelhos como Hasselblad analógica e oferece vantagens como:

  • Dinamismo para obter grandes diferenças de iluminação
  • Qualidade na imagem
  • A câmera oferece um excelente desfoque sendo incontestavelmente uma das melhores opções neste quesito.

 

Qualidades e bons argumentos para adquirir uma Rolleiflex

 

  • Qualidade para Scanner
  • O formato 6×6 devido a sua grande dimensão proporciona uma excelente qualidade imagem para trabalhar no formato digital
  • Bom investimento
  • Durabilidade

 

Hoje em dia se você comprar uma Canon EOS 7D, por exemplo, 2 anos depois ela irá custar uns mil reais a menos. Imagine depois de uns 10 anos de utilização.

Já câmeras analógicas em geral, ficam até mais caras, além da durabilidade. Conheço fotógrafos que possuem Rolleyflex de 45 anos e ainda estão firme e forte na praça, rendendo belas imagens.

Se você ainda não se convenceu das aptidões e da atemporalidade de uma Rolleyflex veja essa sequencia de imagens com alguns famosos que eram apaixonados pela ilustre caixinha cheia de estilo

Ellis Regina e o fotógrafo AG

Ellis Regina e o fotógrafo AG

 

 

Robert Doisneau

O fotógrafo Robert Doisneau

 

 

James Dean

 

 

Os Beatles e a Rolleiflex

 

beatles

 

 

John Lennon

 

 

Paul e rolleiflex

 

Outros Famosos e suas Rolleiflex

 

Elizabeth Davis

 

 

Rolleiflex

 

 

Sammy Davis Jr

 

 

Imogen Cunningham

Foto: Imogen Cunningham

 

 

Benedict Cumberbatch

Benedict Cumberbatch

fonte: http://www.lamethode.com.br

Deixe uma resposta